Esta é a seção Blog do site. Nela vocês podem acompanhar todas as novidades sobre o projeto. Estejam conosco nessa caminhada!!!!





sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ai, crianças, assim vocês nos matam!

O dia começava com sinais nebulosos na Maré. Enquanto a equipe do Projeto Estrada Cultural montava as estantes para o concerto de aniversário do CIEP Hélio Smidt, na Nova Holanda, uma das comunidades do Complexo da Maré, fogos anunciavam a chegada da polícia, enquanto o helicóptero da Polícia Civil sobrevoava o local.
Iríamos ter concerto? A apreensão era total, principalmente no coração de nossos anfitriões, que prepararam um bela festa para nos receber.
Graças a Deus, não passou disso e, às 9h em ponto, a Orquestra Maré do Amanhã começava sua 23ª apresentação desde sua criação, a 9ª só neste ano.
E foi de lavar a alma. Em vários aspectos. E isso tenho que contar com calma.
Como posso descrever a minha alegria ao ver que no CIEP Hélio Smidt ainda existe um pelotão da bandeira. Ainda se toca o Hino à Bandeira, o mais lindo de todos, e o Hino Nacional, com todos de pé, mãos no peito ou paralelas às pernas. Um silêncio profundo de respeito. E, mais surpreendente ainda, apesar de serem crianças entre 6 e 10 anos, NINGUÉM aplaudiu o Hino Nacional Brasileiro.
Se algo tivesse acontecido neste momento, que nos impedisse de nos apresentarmos, nossa ida ao CIEP teria valido a pena só por isso.
Onde, como e em que momento se enraizou na cabeça do povo brasileiro que respeito aos símbolos de nossa pátria, ordem, organização, disciplina são um nojo porque nos "lembram a ditadura militar"?
Estou longe de defender o que vi e presenciei naqueles anos de chumbo. Tive um tio torturado e fui visitá-lo com minha mãe algumas vezes no DOI-CODI, na Barão de Mesquita, na Tijuca. No entanto, não é porque eles se apoderaram à época de um respeito aos símbolos de nossa pátria que "demonizaram" os mesmos.
Aquele respeito, aquele silêncio, aquela postura constrói cidadãos de bem. E nisto a escola deu um show para todos nós.
Contudo, estou aqui para falar do concerto. E ele foi mesmo de lavar a alma. Um show não só dos meninos da Orquestra Maré do Amanhã, mas dos alunos do CIEP Hélio Smidt. Um show de comportamento e participação.
Concertos como esse nos dão prazer, nos dão gosto realizar. Meus parabéns ao Professor Antonio por tudo o que vimos, pela organização, pelo asseio, pelo brinco em que se encontra a escola. Quem sabe não conseguimos abrir ali um núcleo do Projeto Estrada Cultural, uma nova orquestra infantil?
Vamos torcer!

Assista ao concerto na íntegra:
http://www.youtube.com/watch?v=BsWvWYFAqDE&feature=youtube_gdata



Um comentário: