Esta é a seção Blog do site. Nela vocês podem acompanhar todas as novidades sobre o projeto. Estejam conosco nessa caminhada!!!!





quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Relatório do People to People emociona a todos



Recebemos hoje o relatório final da visita da ONG PEOPLE TO PEOPLE ao Brasil, em especial ao Projeto Estrada Cultural, no dia 18 de agosto. Muito nos orgulhou o que foi dito sobre nossas crianças.

Segue a tradução do texto para o Português.

.............................................................

PEOPLE TO PEOPLE AMBASSADOR PROGRAMS
RELATÓRIO DA VISITA AO BRASIL

Dra. Lynn Brinckmeyer
Chefe da Delegação
13 a 23 de agosto de 2011


August 18, 2011
Projeto: Projeto Estrada Cultural
Anfitrião: Carlos Eduardo Prazeres


O PROJETO ESTRADA CULTURAL foi criado em 2010 e está localizado em uma favela. O projeto foi criado por músicos, e é ministrado por músicos especializados. Ele está localizado em uma área que ainda está sob o domínio dos senhores da droga. Estudantes vivem e frequentam a escola em um bairro perigoso. Os chefes do tráfico são geralmente muito jovens e as crianças tendem a admirá-los e a seguir seus exemplos. Fomos instruídos a esperar e tirar fotografias apenas em sala de aula.

O Projeto Estrada Cultural ainda precisa de patrocínio para continuar. Durante os últimos 10 meses o dinheiro captado foi investido na comunidade. Uma porcentagem muito pequena das pessoas que são traficantes realmente usa drogas. Eles protegem sua comunidade o que facilita o seu "endeusamento" e projetos sociais são muito importantes para quebrar estes paradigmas. Cerca de 300.000 pessoas vivem na comunidade que visitamos. A meta principal do projeto é "fazer dos alunos músicos profissionais". Quarenta alunos, com idades entre 11 e 16 anos, estão atualmente matriculados no projeto. Os educadores do projeto são formados em música e selecionam os alunos que acham que vão ter um futuro na música. Isto porques o projeto tenciona uma melhoria na vida das crianças e uma esperança de futuro melhor. O primeiro ensaio do grupo foi realizado em 10 de agosto de 2010.

Nós aprendemos que os alunos estudam música clássica e começam com o método Suzuki. O projeto depende de doações e ensina cordas, flauta doce e teoria. O estudo de teoria musical utiliza palmas na contagem de tempo. As crianças do programa aprendem ainda como portar-se (a etiqueta) nos concertos. Noventa por cento dos estudantes melhoraram suas notas depois de ingressar no projeto, onde frequentam as aulas três vezes por semana. Vários alunos compartilharam que seu comportamento e atitudes pessoais melhoraram após aderir ao programa. Participar do projeto, segundo eles, traz esperança para suas vidas. Há uma longa lista de espera de 200 alunos que querem participar, mas não há verba para contratação de professores suficientes ou instalações de ensaio para fornecer instrução para todos os estudantes que estão interessados. Professores se reunem com os alunos em grupos de instrumentos como: violinos, violoncelos, flautas etc Os alunos devem manter boas notas ou são convidados a deixar o programa.

Durante nossa caminhada até o local das aulas, muitos alunos da escola sorriram e acenaram para nós. Dentro da sala de aula, fomos recebidos pelo Maestro Carlos Eduardo Prazeres e vários outros professores de música. Depois de assistir a um vídeo de introdução que forneceu algumas informações sobre o projeto e os alunos, os estudantes apresentaram-nos um pequeno concerto com as flautas sozinhas, depois os violinistas, em seguida os violoncelistas, e finalmente todo o grupo. Seu repertório incluiu várias composições que vão desde a música clássica a canções folclóricas, música popular e música brasileira (Schumann, Scenes from Childhood, Auld Lang Sein, Lady Gaga, e Mambo do Brasil).

A faixa etária das crianças varia entre 11 e 16 anos. Os professores disseram que esperam que o projeto cresça a ponto de transformar-se numa orquestra sinfônica jovem nos próximos 5 anos. Eventualmente, eles esperam poder prover instrumentos suficientes para que os alunos das flautas também possam aprender instrumentos de orquestra. Quando os recursos permitirem eles também querem estabelecer um programa de coro. Atualmente, o grupo ensaia de agosto a novembro, realzando concertos em Dezembro; em seguida, os ensaios começam novamente a partir de fevereiro até abril, terminando com concertos em Maio.

O projeto muda a vida das crianças de várias maneiras. A música é uma forma de esquecer a dureza da realidade de suas vidas e o programa lhes dá força para continuarem. Vários estudantes compartilharam suas metas individuais com a gente e conversamos sobre o que a música clássica significava para eles, pessoalmente. Os estudantes trouxeram-nos até às lágrimas com seus testemunhos de como a música mudou suas vidas. Enquanto conversavam sobre o perigo de viver em uma comunidade dominada por traficantes e como a música era o seu porto seguro, muitos delegados foram tomados pela emoção. Lynn teve a oportunidade de ensinar uma música curta para a orquestra e os delegados e professores juntaram-se para cantar com eles. Ingrid ministrou uma aula de cordas improvisada para os alunos, que avidamente responderam às suas orientações, bastante animados. Nós posamos para muitas fotografias antes de tomarmos o ônibus para voltar ao nosso hotel.

Um comentário:

  1. nossa tomara que toda as vezes que a orquestra for toca as pessoas elogiem tanto como as americanas elogiaram. Adorei!

    ResponderExcluir